segunda-feira, 12 de março de 2012

Talidomida terá sido arma nazi

Revelação

Talidomida terá sido arma nazi

09 Fevereiro 2009
Especialistas dizem ter documentos que comprovam origem da droga, abundantemente prescrita a grávidas e que levou a malformações específicas nos bebés, sem membros inferiores e superiores ou com eles encurtados.
Se Martin Johnson, que dirige o Thalidomide Trust, e Carlos de Napoli, investigador argentino que já publicou vários livros sobre as sinistras actividades do Terceiro Reich, estão certos, então a talidomida foi a última arma química produzida pelos nazis.
Em resultado de investigações conduzidas independentemente uma da outra, tanto Johnson como De Napoli dizem ter documentos que comprovam essa hipótese, segundo o Times online.
Com efeito calmante, a talidomida foi abundantemente prescrita entre 1957 e 1961, incluindo a mulheres grávidas, antes de ter sido retirada do mercado neste último ano. O resultado, no caso das mulheres grávidas, foi que os seus bebés nasceram com malformações específicas, sem membros superiores e inferiores, ou com eles encurtados e não funcionais.
Martin Johnson, que dirige a instituição de apoio aos filhos da talidomida no Reino Unido, diz ter encontrado um documento comprovativo de que a droga foi desenvolvida muito antes de 1954, quando a firma alemã Grunenthal registou a patente. Segundo Johnson, aquele composto foi desenvolvido como antídoto para as toxinas que actuam sobre o sistema nervoso por Otto Ambros, um cientista nazi que depois da guerra entrou para a Grunenthal.
De Napoli tem um livro a sair na Argentina sobre as experiências laboratoriais realizadas pelos nazis e assegura ter na sua posse um documento de 1944 que refere uma substância idêntica à talidomida.
 fonte: DN CIÊNCIA

Nenhum comentário: